ENTENDENDO DE VERDADE O QUE É MARKETING DIGITAL

Entendendo de Verdade O que é Marketing Digital

Aprenda de uma forma simples tudo sobre o marketing digital o que é e o que ele pode proporcionar ao seu negócio!

Saber o que é marketing digital é indispensável nos dias de hoje, afinal, o número de empreendedores no Brasil só cresce…

Aliado à isso, aumenta também a quantidade de empresas que investem constantemente em soluções digitais, com o intuito de dar mais visibilidade aos seus negócios.

Mas, você sabe quem é o responsável por isso? Basicamente o marketing digital, ou seja, as estratégias virtuais para atrair público à um determinado nicho de mercado.

Assim, o marketing é responsável pela forma como você se comunica com seus potenciais clientes, pelas estratégias que adota em seus canais de atuação e pela análise e qualificação dos leads gerados.

Todas essas ações fazem parte do marketing digital e por mais que pareça muita informação, saiba que na prática é mais simples do que imagina.

Porém, muitas pessoas ainda sabem pouco sobre o assunto, fazendo com que desconheçam o potencial incrível que campanhas de marketing podem ter em seu negócio.

Então, para não restarem mais dúvidas sobre isso, no artigo de hoje lhe explicaremos detalhe por detalhe sobre o que é o marketing digital.

Além disso, apresentaremos a você quais são as melhores estratégias de marketing para aplicar na rotina da sua empresa/negócio e assim obter melhores resultados.

Então, chega de conversa fiada e vamos ao que realmente importa? Confira a seguir tudo sobre o que é marketing digital e se torne um expert no assunto!

Afinal, o que é marketing digital?

Afinal, o que é marketing digital?

Se você tinha dúvidas sobre a definição dessa estratégia, ou seja marketing digital o que é, a hora de esclarecer-se sobre o assunto é agora!

Basicamente, estamos falando de um conjunto de atividades que um negócio pode executar dentro do universo online (internet).

Essas ações são realizadas com o objetivo de conquistar um excelente desenvolvimento à uma determinada marca, seja para criar, aprimorar ou otimizar as relações com os clientes.

Além disso, uma das maiores funções do marketing digital é criar relacionamento, o que consequentemente acaba por atrair mais negócios.

Dessa forma, é possível transformar o rumo de uma empresa, ou seja, dando a ela mais visibilidade e referência em sua atuação no mercado.

Sendo assim, podemos dizer que o que significa marketing digital é um conjunto de ações voltadas a comunicação de um negócio ou empresa.

Essa comunicação se dá através dos recursos e tecnologias que a internet, televisão, rádio e outros canais tem nos possibilitam.

Mas, saiba que quando falamos de marketing digital, a internet é o principal meio abordado.

Isso por que meios virtuais como os blogs, sites, redes sociais e e-mail são os canais de maior visibilidade quando se trata de publicidade.

Tendo isso em vista, antes de continuarmos a leitura é importante deixar claro alguns termos utilizados no meio, vamos conferir?!

Principais conceitos utilizados no marketing digital

Principais conceitos utilizados no marketing digital

Talvez mais confuso do que a ideia de o que é marketing digital sejam os termos em que se referem pela internet.

Por exemplo, você já escutou a palavra lead? Sabe qual a diferença entre um lead e um cliente? E persona, é a mesma coisa que público-alvo?

Bom, temos absoluta certeza que esses conceitos geram confusão (principalmente aos novatos no ramo) e é absolutamente normal, relaxe!

Não há motivos para se preocupar quanto à isso, pois a seguir mostraremos a você uma lista com os principais conceitos utilizando no mundo do marketing online. Confira!

Lead

O lead é um dos termos mais usuais, especialmente quando o assunto é o que é marketing digital de afiliados.

De modo geral, o lead é a pessoa que pode gerar oportunidades ao seu negócio, ou seja, um potencial cliente.

 Mas, como gerar leads? Bom, esses contatos são captados através do uso de estratégias de inbound marketing.

Por exemplo, um leitor que chegou ao seu blog e fez um cadastro para receber newsletter, deixando seu e-mail como contato.

A partir daí, é possível criar um relacionamento com essa pessoa, nutrindo-a com conteúdo online e informações relevantes, até que se torne um cliente.

Persona

Persona, resumidamente, pode ser definido como um perfil fictício que representa o público-alvo de uma empresa ou negócio.

Esse perfil é traçado a partir de características que o lead demonstra, por exemplo, faixa etária, sexo, interesses em comum, tipos de consumo, enfim.

Ter definido a persona de um negócio digital é de extrema importância, pois é a partir desse perfil que a empresa irá traçar as melhores estratégias para alcançar suas metas.

Somente sabendo exatamente para quem se dirigir que é possível construir ações segmentadas e assertivas, ou seja, que realmente tragam resultados.

Funil de vendas

O funil de marketing digital, amplamente conhecido como funil de vendas, nada mais é do que um caminho que o leitor irá percorrer até se transformar em cliente.

Assim, o funil de vendas etapas é construído com conteúdo de alta qualidade e utilidade para a persona.

Dessa forma, cada etapa deve ser pensada e planejada com todo cuidado, para que o leitor desde o momento que chegar em seu negócio comece a construir uma trajetória.

Basicamente, o funil de vendas é dividido em 3 camadas: início, meio e fim.

Cada etapa dessas deve-se elaborar conteúdo segmentado e estratégia, onde no início deve-se começar a introduzir o problema e após nutri-lo, levar a etapa de conversão.

Landing Page

As landing pages são estratégias famosas no marketing digital para afiliados, visto que se tratam de páginas de capturas de leads, isto é, potenciais clientes.

Por isso, essas páginas são focadas exclusivamente na venda, necessitando assim de um bom uso das técnicas copywriting.

Assim, o objetivo de uma landing page é oferecer conteúdo e material de alto valor, onde em troca o lead deixará seu contato.

Esse contato será usado futuramente para outras estratégias online, como campanhas de e-mail marketing e newsletter.

SEO

A otimização de sites é indispensável à qualquer negócio digital, visto que essa técnica é a principal responsável por lhe dar visibilidade no mercado.

Isso por que os mecanismos de buscas, como Google e Yahoo, utilizam de algoritmos para dar o posicionamento de uma página.

Assim, quanto melhor seu posicionamento, mais facilmente seu site, blog, anúncios e campanhas serão encontrados pelos internautas.

Com isso, maiores as chances de realizar uma conversão em seu negócio, afinal, quem não é visto não é lembrado, certo?!

Então, se quer que sua marca e seus conteúdos alcancem o público-alvo, é fundamental entender sobre o marketing de conteúdo e as técnicas SEO.

Copywriting

A famosa copy é a estratégia mais usual e assertiva quando o assunto é a persuasão nas vendas e ações online.

Isso por que a técnica copywriting é formada por uma série de estratégias capazes de transformar o pensamento do lead, até se tornar um cliente.

Exemplos clássicos desse tipo de ação são o uso de gatilhos mentais, chamadas para a ação (CTA) e conteúdos com títulos de alto interesse.

CTA

CTA significa Call To Action, no qual traduzido para o português quer dizer chamada para a ação.

Basicamente, estamos falando de botões ou chamadas que direcionam o lead à um determinado objetivo, dentro do funil de vendas.

Pode ser clicar e se cadastrar para receber novidades, acessar e comprar um determinado produto online, preencher um formulário, enfim.

CRM

CRM é a sigla para Content Management System, que significa Sistema de Gestão de Conteúdo.

Essa é uma ferramenta online que possibilita a produção, edição e publicação de diversos conteúdos na internet, sem ser preciso entender de programação.

Por isso, é um recurso muito utilizado no marketing digital, já que assim, qualquer pessoa consegue criar um site ou blog, páginas de vendas, entre outros portais de comunicação do tipo.

Fluxo de nutrição

O fluxo de nutrição é visto como um processo de automação presente no ramo do marketing.

Basicamente, a ação de um visitante online transforma-se em um gatilho para um fluxo de mensagens, no qual é feito geralmente via e-mail.

O objetivo principal do fluxo de nutrição em um negócio virtual é justamente conduzir o lead adequadamente pelo funil de marketing elaborado.

Então, agora que você já conhece as principais siglas presentes no marketing digital, o próximo passo é entender melhor sua função. Vamos nessa?!

Qual a função do marketing?

Qual a função do marketing?

Sabendo o que é marketing digital, é o momento de descobrir as grandes funcionalidades que esse pode lhe proporcionar.

Assim, se você tem dúvidas sobre o marketing digital o que faz, saiba que suas estratégias vão além de chamar a atenção de um público-alvo.

Na prática, essas ações tem a função de:

  • Realizar a divulgação de uma determinada marca, produto ou serviço no mercado
  • Conquistar novos clientes
  • Comercializar produtos e serviços
  • Melhorar a rede de relacionamentos de um negócio
  • Construir uma personalidade de autoridade no mercado

Então, agora que você já sabe mais sobre o marketing digital significado, que tal entender um pouco melhor sobre sua aplicação no mundo dos negócios?!

Como o marketing digital atua?

Como o marketing digital atua?

Para gerar bons resultados em um negócio, é necessário uma estratégia assertiva com relação ao marketing, visto que é preciso saber entregar a mensagem certa, para o público ideal e na ocasião mais adequada.

Nesse sentido, algumas ações são aplicadas, tais como:

  • Otimização de sites (SEO)
  • Marketing de conteúdo (conteúdos digitais de alta relevância e qualidade)
  • Inbound marketing
  • Propagandas eficientes nas mídias sociais
  • Propagandas para atrair clientes e converter vendas.

Como utilizar o marketing digital?

Como utilizar o marketing digital?

Há diversos meios e estratégias para introduzir o marketing online em seu negócio, mas há alguns que são indispensáveis…

Nesse sentido, podemos citar 3 estratégias que são fundamentais para marcar presença na internet: Site/Blog, Redes sociais e E-mail.

Atualmente, esses são os meios de comunicação mais utilizados e promissores, visto que esses conseguem gerar audiência e ainda consolidar um relacionamento com o público de interesse.

E, o melhor de tudo isso é que, normalmente, esses três recursos apresentam resultados em um curto espaço de tempo, ou seja, o retorno é rápido.

Então, seja apostando em tráfego orgânico ou tráfego pago, saiba que é fundamental criar um site e/ou blog, ter uma página nas principais redes sociais e fazer campanhas via e-mail.

Gostou? Confira a seguir então quais as vantagens em apostar nesses recursos de marketing!

Veja como as estratégias de marketing podem contribuir em seu negócio

Veja como as estratégias de marketing podem contribuir em seu negócio

Para ganhar dinheiro pela internet, é necessário investir nas melhores técnicas e estratégias de atração de novas oportunidades e a internet é o melhor caminho para isso.

Assim, com as ações de marketing online adequadas, é possível encontrar o público certo e entregar a mensagem do seu negócio com clareza e eficiência.

Isso possibilitará que você tenha uma melhor comunicação com seus clientes, uma vez que saberá exatamente suas necessidades e o que procura.

Então, entendendo a necessidade, sabe-se qual a melhor solução a oferecer, certo? E assim, seu negócio tem mais chances de converter leads e fidelizar clientes.

Além disso, o marketing pela internet lhe fará atrair muito mais clientes, pois independentemente de se investir em tráfego orgânico ou pago, conseguirá captar mais pessoas, ganhando assim visibilidade no mercado.

Isso tudo através de estratégias mais econômicas, já que o tipo de ação escolhida é focada exclusivamente no público que se deseja atingir.

Essa é uma grande vantagem do marketing online, visto que as campanhas publicitárias feitas pela televisão ou rádio têm um valor de investimento mais alto.

Portanto, agora que você já sabe o que é marketing digital, como funciona e como pode beneficiar o seu negócio, é hora de começar a repensar suas estratégias.

Saiba que atualmente o marketing digital é a melhor publicidade que existe, tanto na relação custo-benefício quanto para melhorar seus resultados!

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