Quer saber por que investir em ações de marketing digital em seu negócio? Descubra nesse artigo a importância dessa estratégia e como usá-la da melhor maneira!
O marketing digital para empresas é atualmente a alma de qualquer negócio, afinal estamos cada mais imersos na internet, não é mesmo?
Por isso, há quem diga que as estratégias de marketing são o oxigênio de uma marca, ou seja, o combustível para fazer um empreendimento valer a pena e render bons frutos.
Mas, embora saibamos que é importante marcar presença na internet, pesquisas da Nova Escola de Marketing apontam que ainda há muito a evoluir nesse sentido…
Foi relatado na pesquisa que somente 47% das empresas apostam nesse tipo de estratégia em seus negócios há pelo menos um ano.
Em contrapartida, o mesmo estudo apontou que o orçamento médio investido é de cerca de 15%, o que é um percentual satisfatório.
Assim, fica claro que as empresas redirecionam boa parte de seus recursos para o marketing em seus canais digitais, mostrando a importância de tal ação.
Porém, milhares de brasileiros ainda encara o marketing digital para pequenas empresas como sendo apenas uma das várias opções para adotar em um negócio.
Mas, se você pensa assim, saiba que está extremamente enganado e pode acabar ficando para trás na concorrência.
Isso por que com o aumento crescente da internet, é preciso saber exatamente como atrair mais clientes e também como ganhar visibilidade no mercado, afinal a concorrência é esmagadora.
Por isso, é de suma importância que você entenda de uma vez por todas a importância do marketing digital em seu negócio.
Quanto antes ter claro isso em sua mente, mais rapidamente gerará oportunidades e construirá um relacionamento sólido com seus clientes.
Então, para não restarem mais dúvidas sobre o assunto, preparamos esse guia completo de marketing digital para leigos.
Aqui você descobrirá a real importância de modernizar suas ações e aprender a lidar de forma assertiva com o público online. Vamos lá?!
Afinal, o que é marketing digital para empresas?
Independentemente do tamanho do seu negócio, uma pergunta sempre vem à tona: “O que é marketing digital e como funciona para empresas?”.
Com relação ao marketing digital em geral, abordamos neste outro artigo (Entendendo de Verdade O que é Marketing Digital) um pouco mais sobre o assunto, mostrando o que é, como funciona, quais os conceitos mais utilizados, enfim.
Mas, as estratégias focadas à empresas podem se diferenciar em alguns aspectos, considerando que os interesses e metas são distintos.
Então, para acabar com essa dúvida de uma vez por todas, vamos esclarecer o que é o marketing digital para pequenas empresas.
De modo geral, são estratégias online utilizadas com o intuito de fortalecer o relacionamento com o público-alvo e alavancar as vendas.
Motivos para adotar estratégias de marketing digital em seu negócio
Para lhe ajudar a ampliar seus horizontes para o sucesso digital, mostraremos a seguir quatro vantagens inquestionáveis para adotar esse tipo de estratégia em seu negócio! Confira!
Aumento da presença virtual
Se você queria um bom motivo para destacar a importância do marketing digital, saiba que um bom trabalho nesse sentido irá garantir ao seu negócio maior visibilidade.
Hoje em dia, somente o marketing digital possibilitará que a sua marca apareça com um bom posicionamento nos motores de busca.
E sendo assim, quem é que não quer estar no topo das primeiras páginas do Google, não é mesmo?
Dessa forma, toda a vez que as pessoas fizerem uma busca, seja relacionada à sua área, seus produtos ou serviços, será a sua página que aparecerá, o que pode ser decisivo para fechar ou não um negócio.
Então, usar estratégias assertivas de marketing lhe ajudará a se destacar na internet, aumentando o seu público, ou seja, captando mais clientes e melhorando suas chances de concretizar uma venda.
Ah, e tudo isso possibilitará que mostre seus conhecimentos em seu nicho de atuação, o que aumentará o nível de confiança da marca no mercado.
Conquista de audiência
Após a etapa de sucesso de captação de leads, é o momento de usar dos recursos do marketing digital para empresas.
Serão essas ferramentas as responsáveis por nutrir, informar e persuadir o público-alvo a se tornar cliente.
Mas, como isso será possível? Basicamente através de uma presença contínua na internet, ou seja, é preciso garantir a audiência conquistada.
Assim, um dos motivos da importância do marketing digital é justamente com relação à isso, considerando que é preciso manter o público alcançado.
Além do mais, o marketing online irá lhe ajudar a chegar na audiência perfeita, visto que esse pensará em ações estratégicas para atingir somente os clientes em potencial, isto é, aqueles que tem interesse em seus produtos ou soluções ofertadas.
Tudo isso através de pesquisas de comportamento, análise do público-alvo, avaliação dos resultados gerados nas redes sociais, comentários recebidos em posts e etc.
Acompanhamento direto dos resultados
Um erro fatal de qualquer negócio é focar todas as suas estratégias em captação de clientes e manutenção de seus canais de comunicação e esquecer de avaliar os resultados gerados.
Por isso, a importância do marketing digital com relação as métricas é talvez um dos melhores benefícios à sua marca.
Então, saiba que com um bom plano de marketing é possível saber exatamente o perfil das pessoas que estão lhe acompanhando, os índices diários de audiência, o número de cliques em suas publicações, o número de vendas geradas através de campanhas, enfim.
Todas essas informações permitirão que você tenha um maior conhecimento sobre a situação real do seu negócio, podendo avaliar se conseguir atingir o resultado desejado ou não.
Caso ainda não esteja satisfeito em suas metas, será possível compreender o que deve melhorar em suas estratégias, como programar as próximas campanhas e focar no que é de interesse a seus clientes.
Baixo investimento em publicidade
Ao abrir uma empresa, será necessário investir em campanhas de marketing, a fim de consolidar a marca no mercado.
Porém, o que muitas pessoas ainda não se atentaram é que o marketing digital requer de um menor custo para isso.
Não é preciso grandes investimentos para que a sua página tenha um bom posicionamento nos mecanismos de busca, basta saber trabalhar as estratégias de marketing de conteúdo e otimização de sites.
Além disso, muitas das ações do marketing online nas mídias sociais são isentas de custo, ou com preço muito inferior, quando comparadas à outras alternativas publicitárias, como panfletos e campanhas na televisão.
E o melhor de tudo isso é que você irá gastar menos e conseguirá alcançar mais pessoas.
Tudo isso por que terá um marketing assertivo, focando apenas no público de interesse, aumentando assim seus resultados com maior facilidade.
Então, esperamos ter mostrado a você quais são os principais motivos que tornam o marketing digital um potente aliado na construção da sua empresa.
Sendo assim, é preciso começar hoje mesmo a elaborar boas estratégias para seu negócio. E se você quer saber mais sobre uma infinidade de Estratégias e Estruturas simples e práticos para utilizar nos recursos da sua empresa veja neste conteúdo (Como ganhar dinheiro com marketing digital em 2020).
Conclusão
O marketing digital para empresas gera dinheiro sim, sendo uma das alternativas mais rentáveis do mercado atualmente.
Isso por que ao longo dos anos houveram grandes mudanças nos hábitos dos brasileiros…
Com isso, a internet está cada vez mais presente em nossas vidas e agora não somente para o entretenimento, mas também para construir negócios.
Pensando nisso, sabendo traçar as estratégias de marketing digital adequadas para sua empresa, fica muito mais fácil conquistar os objetivos traçados.
Mas, para isso é fundamental ter persistência e planejamento de suas estratégias.
Assim, com certeza construirá um negócio de sucesso e que em pouco tempo estará gerando bons rendimentos.
Portanto, não vamos mais perder tempo, afinal tempo é dinheiro, concorda?!